Connect with us

Diary #3 – Conheça Hataraku Saibou, Células no Trabalho!

Animes

Diary #3 – Conheça Hataraku Saibou, Células no Trabalho!

Introdução

Hataraku Saibou, ou em tradução livre: Células no Trabalho, é mangá escrito por Akane Shimizu, no qual apresenta as células do corpo humano, tendo como protagonistas da obra um glóbulo vermelho e neutrófilo. O mangá estreou em março de 2015 e ganhou uma adaptação em julho desse ano, no qual sua primeira temporada foi encerrada recentemente no seu 13º episódio.

A trama da história se passa dentro do corpo humano, onde trilhões de células fazem seu trabalho para manter o bom funcionamento do corpo e deixá-lo saudável, porém tem um foco muito grande nos dois protagonistas, no qual um glóbulo vermelho vive se perdendo durante suas entregas de gás oxigênio (O2) e carbono (CO2) e sempre acaba recebendo ajuda direta ou indireta de um glóbulo branco que está sempre combatendo os germes/micro-organismos que invadem o corpo. Mas a sinopse oficial é a seguinte:

Esta é uma história sobre você. Um conto sobre o interior do seu corpo… De acordo com um novo estudo, o corpo humano é composto por aproximadamente 37 trilhões de células. Essas células trabalham duro todos os dias dentro de um mundo que é seu corpo. Dos eritrócitos transportadores de oxigênio aos glóbulos brancos que combatem bactérias, conheça os heróis desconhecidos e o drama que se desenrola dentro de você! É a história estranhamente relatável e interessante que é a vida das células!

O mangá ganhou um spinoff chamado de Hataraku Saibou Black, que é ambientado em um corpo humano que sofre com um estilo de vida pouco saudável (fumante, alcoólatra, sedentário etc). O mangá começou a ser publicado em junho, pouco antes da estreia do anime e trata de assuntos mais pesados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Personagens & Enredo

Os personagens são inúmeros, além dos 2 principais, temos dezenas de outros personagens que são representações das células do nosso sistema imunológico. Mas antes, breve definição de sistema imunológico para ficar mais claro:

“As células e moléculas responsáveis pela imunidade constituem o sistema imune, e sua resposta coletiva e coordenada à entrada de substâncias estranhas é denominada resposta imune. A função fisiológica do sistema imune é a defesa contra microrganismos infecciosos. Entretanto, mesmo substâncias estranhas não infecciosas podem elicitar respostas imunes.”

Essa definição foi retirada da 8ª edição do livro de Imunologia Celular e Molecular¹, um dos livros da área mais utilizados no ensino superior. Pois bem, os personagens (não todos) são: Eritrócito (glóbulo vermelho), Neutrófilos, Macrófagos, Plaquetas, Eosinófilos, Células Dendrítica e por assim vai, onde diariamente combatem os germes que adentram no corpo humano, como p. ex.: a bactéria Streptococcus pneumoniae (Pneumococcus) que é mostrado no primeiro episódio.

Cada episódio retrata algo do cotidiano do corpo humano, mas o que chamou mais atenção da comunidade médica foi o episódio #7 intitulado de “Células Cancerígenas”, inclusive foi elogiado por um médico PhD da Faculdade de Medicina da Universidade de Emory (Atlanta, EUA) no não poupou elogios para a representação das células cancerígenas do episódio. O oncologista Otsuka reforçou a recomendação do anime, e principalmente o mangá, pois geralmente as pessoas não se recordam de livros de texto sobre as cosias vivas e isso pode ajudá-las a recordar.”Sou verdadeiramente grato. É uma boa oportunidade para entender determinadas coisas em detalhes e pode ajudar as pessoas a ter um entendimento mais profundo de doenças e o mecanismo por trás destas, o que pode ajudar a combater a desinformação médica e ajudar a aumentar o nível de comunicação entre médicos e pacientes“. (Via ANN)

Uma outra curiosidade é que professores de Biologia de escolas da China passaram a usar o anime como lição de casa para seus alunos.

Apesar de aspecto educativo, o anime e mangá apresenta falhas durante a representação de algumas informações, mas não entraremos no mérito, já que ele apresenta muito mais qualidades a serem elogiadas do que falhas.

A 1ª temporada do anime consta com 13 episódios, já o mangá tem 25 capítulos divididos em 5 volumes, no qual foi concluído em novembro de 2017, mas em julho desse ano foi lançado o spinoff Hataraku Saibō: Black, que atualmente tem 10 capítulos divididos em 2 volumes.

 

Onde ler ou assistir?

O mangá não é publicado no Brasil, mas o anime está disponível legendado em português no Crunchyrool.

 

Continue lendo
Comentários

Mais em Animes

Facebook

Categorias

Postagens Populares

Twitter

Status

Nome: Diário do Graal
Desde: agosto de 2018
Online:
Hits:
To Top