Connect with us

Diary #1 – A História de Shazam!

Cinema

Diary #1 – A História de Shazam!

Adaptação para os cinemas de Shazam estreia em 2019 integrando o universo DCEU.

Breve introdução ao personagem…

Shazam foi publicado inicialmente pela editora Fawcett Comics entre 1939 e 1953, mas lá em suas primeiras publicações o personagem se chamava Capitão Marvel, e até mesmo antes disso, o personagem tinha como nome inicial Capitão Trovão (Na edição #267 de Super-Homem, houve uma referência ao personagem e seu nome inicial). Seu traje era totalmente vermelho, com uma capa amarela e um relâmpago dourado estampado no peito do seu uniforme.

Com o sucesso do Capitão Marvel a editora National iniciou um processo contra a Fawcett Comics com o argumento de que o personagem era um plágio do Super-Homem. O processo durou 12 longos anos, e foi encerrado em 1953, onde também tivemos o fim das publicações das histórias em quadrinhos na empresa.

Em 1973 a DC Comics, que foi responsável pelo processo sobre a editora National, adquiriu os direitos do personagem e retornou a publicação dos quadrinhos do personagem, mas com uma grande mudança: o personagem se chamaria Shazam, pois a Marvel Comics era detentora da marca Capitão Marvel, no qual havia sido lançado alguns anos atrás, em 1967.

O personagem foi incorporado ao Universo DC, oficialmente em 1985, com a publicação da saga Crise nas Infinitas Terras, que após o término em 1986, foi lançado uma mini-série em 4 partes com um total de 12 edições, intitulada de Shazam! The New Beginning. 

Com o passar dos anos o personagem fez várias aparições em outras mídias da DC Comics, incluindo uma desenho animado intitulado de Shazam! que foi ao ar em 1981 na NBC. Também apareceu no episódio “Clash” de Liga ad Justiça Sem Limites (2005); Filme de animação Superman e Batman: Inimigos Públicos (2009) e em Liga da Justiça: Guerra (2014) e Liga da Justiça: Trono de Atlântida (2015). Mas a mais importante de todas foi entre 2012 e 2013, com a reformulação editoral intitulada de Novos 52, onde tivemos uma publicação solo e que também é uma das histórias de maior peso do personagem.

Poderes

O nome Shazam pertencia originalmente a um feiticeiro que vivia na Pedra da Eternidade e guardava os 7 Pecados Capitais. Esse tal feiticeiro concedeu poderes a Billy Batson que são os seguintes:
S – Salomão (sabedoria);
H – Hércules (força);
A – Atlas (vigor);
Z – Zeus (poder)
A – Aquiles (coragem);
M – Mercúrio (velocidade).

Cada atributo está relacionado a uma figura mitológica no qual também há uma aplicação. Como por exemplo, o Poder advindo de Zeus, no qual o personagem pronuncia a palavra “Shazam!” para conjurar um relâmpago, que o atinge, e por fim mudar de Billy Batson para Capitão Marvel/Shazam.

 

Novos 52

Em sua HQ solo publicada entre 2012 e 2013, somos apresentados a um Billy Batson órfão e problemático, que vivia sendo adotado por inúmeras famílias e com isso tendo várias mudanças nos colégios onde estudava, sendo que na grande maioria acabava sendo expulso devido as confusões que arrumava. Até que um dia, Billy foi adotado pela família Vasquez, que morava na Filadélfia, no qual já tinha outros filhos adotivos. Embora novo naquela casa, Billy já planejava sua fuga, que foi ofuscada por uma descoberta de que seus irmãos adotivos sofriam bullying na escola, no qual fez com que uma cena comum em sua vida voltasse a acontecer: diretoria.

Com o passar dos dias, Billy adentrou em um metrô e acabou sendo transportado para outro lugar: a Rocha da Eternidade, o lar do mago que o concedeu os poderes no qual o transforma em Shazam!

 

DCEU

Anunciado em 2014, Shazam! será o 7º filme do Universo Estendido da DC (DCEU) dirigido por David F. Sandberg e distribuído pela Warner Bros. O elenco principal do filme conta com Zachary Levi (Shazam), Asher Angel (Billy Batson), Mark Strong (Dr. Thaddeus Sivana), Jack Dylan Grazer (Freddy Freeman) e mais 10 atores e atrizes no elenco principal do longa.

A sinopse oficial do filme é a seguinte:

Billy Batson (Asher Angel) tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

Pelo que podemos observar no trailer oficial, o filme terá como base as HQs do Shazam! dos novos 52, já o vilão principal, será o Doutor Sivana, que foi apresentado pela primeira vez nos quadrinhos na edição #2 do Whiz Comics, em 1940. Na história do personagem, basicamente, decide conquistar o mundo após ter suas 2 últimas esposas mortas. Como curiosidade, o vilão foi um dos primeiros que Shazam enfrentou após adquirir seus poderes.

Sivana foi responsável por formar um grupo cheio de vilões que foi intitulado de A Sociedade Monstro do Mal, e teve o próprio Adão Negro, que anteriormente seria o vilão do filme, como membro.

Guia de Leitura

Para aqueles que não estão familiarizados com o personagem, segue algumas dicas de quadrinhos para começar a ler e se aprofundar em Shazam! antes da estreia do filme que está agendada para abril de 2019.

  • O Poder de Shazam! (12 edições | 1996)
  • Shazam! – O Poder da Esperança (Edição única | 2001)
  • Superman/Shazam!: O Primeiro Trovão (2 edições | 2006)
  • Desafios de Shazam (12 edições | 2007)
  • Shazam! & a Socidade dos Monstros (Edição única | 2014)

Continue lendo
Comentários

Mais em Cinema

Facebook

Categorias

Postagens Populares

Twitter

Status

Nome: Diário do Graal
Desde: agosto de 2018
Online:
Hits:
To Top