Conecte-se com a gente

Os Fabulosos X-Men – A Saga da Fênix Negra

HQs, Livros & Mangás

Os Fabulosos X-Men – A Saga da Fênix Negra

Fênix Negra foi a saga responsável por popularizar os mutantes da Marvel nos anos 80.

A Saga da Fênix Negra foi escrita por Chris Claremont e publicada em 1980. É um dos arcos mais importantes das histórias dos X-Men e foi responsável por tornar os quadrinhos populares, após passar quase 5 anos sem histórias inéditas devido ao cancelamento da revista dos mutantes.

Republicado no Brasil pela Salvat e Panini, a edição em capa dura conta com 196 páginas coloridas e é uma das Graphic Novels que todo aficionado por quadrinhos, e os X-Men, deveria ler, não só por não ser uma das sagas mais épicas da equipe, mas também por ter sido responsável pela revolução que os quadrinhos dos mutantes fizeram dali em diante.

 

Início do arco

A história se passa logo após o arco do Proteus, e mostra que durante uma missão espacial, e problemas com a nave, Jean Grey foi exposta a uma radiação cósmica, renascendo com a entidade da fênix dentro de si, e graças a seus poderes telepáticos Jean consegue manipular e controlar o poder da força fênix, que aparentemente é ilimitado e ameaça toda a vida no universo.

Passando um tempo após a exposição a radiação, Jean começa a ter flashbacks de um passado situado no século XVIII  ao lado de Jason Wyngarde , O Mestre Mental, que atualmente é membro do Clube do Inferno, que tem como objetivo acabar com os X-Men. Os flashbacks são nada menos do que ilusões criada pelo Mestre Mental e implementadas na mente de Grey pela Emma Frost, A Rainha Branca.

No Cérebro, Professor Xavier detecta 2 novos mutantes. Tempestade, Wolverine e Colossus partem em busca de uma delas: Kitty Pryde, enquanto Scott, Jean e Noturno vão atrás da segunda: Cristal. Durante os dois encontros, os X-Men são atacados por capangas do Clube do Inferno, e por um lado temos Kitty salvando os mutantes, por outro, uma batalha com Emma Frost e Jean Grey perdendo o controle de seus poderes sobre influência da Fênix.

Após esses acontecimentos, as 2 novas mutantes encontradas por Xavier recusam o convite para serem da equipe X.

 

O Clube dos Infernos

Os X-Men vão até o Clube do Inferno em busca de respostas, mas o Mestre Mental consegue fazer um ataque devido a proximidade de Jean e invadir novamente sua mente e simular o século XVIII, época onde ela tinha o codinome de Rainha Negra. Nessa ilusão, os X-Men se tornam inimigos, e devido a isso, Grey acaba se aliando ao Clube do Inferno, que consegue sequestrar e torturar os mutantes.

Devido a relação afetiva entre Jean e Scott, ele consegue adentrar a mente da ruiva através de um elo psíquico criado entre os dois e parte para o plano astral onde acaba sendo morto na frente de Jean Grey, mas isso faz com que ela se desperte de sua manipulação e perceba que, além de Scott estar vivo, estava sendo manipulada pelo Mestre Mental. Ainda no Clube do Inferno, os X-Men travam uma batalha e conseguem derrotar todos os integrantes.

Voltando para Mansão, Jean passa a ter problemas e perde o controle sobre a seu novo poder e acaba sendo dominada completamente pela força e se tornando a Fênix Negra, com trajes vermelhos que indicam uma fênix completamente dominada pelo ódio e destruição.

 

Divulgação © Marvel Comics • Os Fabulosos X-Men – A Saga da Fênix Negra

Divulgação © Marvel Comics • Os Fabulosos X-Men – A Saga da Fênix Negra

O destino de Fênix

Após se transformar na Fênix Negra e derrotar os X-Men, Jean parte em direção ao espaço destruindo naves e se alimentando da maior estrela de um sistema solar próximo, a estrela D’Bari, e causando a destruição em massa de mais de 5 bilhões de pessoas. Durante esse tempo, acabou sendo atacada por um cruzador Shi’ar e acabou derrotando-o facilmente. Voltando aos acontecimentos da Terra, os X-Men são resgatados por membros dos Vingadores e Jean vai para a casa de seus pais, com a intenção de assassiná-los, de maneira que possa separar Jean da Fênix Negra, mas antes que isso possa acontecer, os X-Men aparecem e o Professor Xavier trava uma batalha psíquica com Jean Grey, sobre o controle da entidade da Fênix, que acaba sendo o ponto franco dessa batalha, pois Xavier consegue fazer um bloqueio para que a personalidade da Fênix não se manifestasse, e assim, Jean voltou ao seu estado normal. Simultaneamente a isso, os X-Men são teletransportados para uma nave dos Shi’ar, onde a Imperatriz Lilandra resolve julgar e condenar Jean Grey por seu ataque onde matou 5 bilhões de pessoas.

Se recusando a isso, os X-Men iniciam uma batalha, mas acabam sendo derrotados, restando apenas Jean e Scott, que conseguem uma arma alienígena, porém esse item acaba se tornando um pesadelo para Scott. O bloqueio feito pelo professor Xavier começa a se quebrar, e para evitar que a força fênix domine novamente seu corpo, Jean acaba se matando fazendo uso da arma alienígena.

“Jean Grey poderia ter vivido para se tornar uma deusa… mas o mais importante é que ela morreu… humana” – Registrador

A saga termina no funeral de Jean, com Scott deixando temporariamente a equipe dos X-Men e  Kitty Pryde chegando a mansão da escola para jovens superdotados do professor Xavier.

 

Notas Finais

A saga da Fênix Negra é não só uma das mais importantes dos X-Men, como também uma das mais emocionantes e empolgantes de se ler. Não só pelo roteiro de Claremont e Byrne e tudo aquilo que os X-Men representam, tudo isso mesclado a uma dose de drama e ação. É o tipo de história que os fãs querem ver nos cinemas, com uma adaptação digna. Muitos sonham com isso, agora que os mutantes retornaram para as mãos da Marvel e logo serão introduzidos no Universo Cinematográfico da Marvel. Mas será que Kevin Feige vai permitir que adaptem pela terceira vez essa saga?

X-Men: A Saga da Fênix Negra está disponível diretamente para compra no site da editora Panini.

Comentários

Mais em HQs, Livros & Mangás

Facebook

Categorias

Postagens Populares

Twitter

Procurando por algo?

Status

Nome: Diário do Graal
Desde: agosto de 2018
Online:
Hits:

Arquivos

Topo